Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Ampliado prazo para o pagamento de dívidas de ICMS e de ITCMD

Notícias 29/11/2013 Os contribuintes com débitos inscritos em dívida ativa ou com auto de infração de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), ou os contribuintes com débitos do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doações (ITCMD) no Paraná (DITCMD, DAE e AI) podem parcelar o pagamento em até 84 meses e 36 meses, respectivamente. O benefício está previsto na Lei nº 17.772, e encerra-se no dia 16 de dezembro.

A secretária da Fazenda, Jozélia Nogueira, explicou que o contribuinte também poderá se valer desse benefício, entre os próximos dias 2 e 6, durante a realização da Semana Nacional de Conciliação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). No Paraná, o evento conta com a participação da Secretaria da Fazenda, Procuradoria Geral do Estado e Tribunal de Justiça do Paraná. No entanto, a formalização do parcelamento poderá ser feita até 16 de dezembro.

É uma oportunidade ímpar que o Governo do Estado e o Poder Judiciário proporcionam aos contribuintes para quitarem suas dívidas tributárias com a Fazenda Pública com prazo mais longo, acrescentou Jozélia. Atualmente, o prazo máximo para o pagamento de débitos de ICMS é de 60 vezes e para o ITCMD, de 20 parcelas.

Para o parcelamento de dívidas ativas ajuizadas, o percentual dos honorários foi reduzido para 5% e, no caso de novos parcelamentos, não será exigida a apresentação de garantias. No entanto, continuam valendo as multas e demais acréscimos legais. O acordo será revogado caso o devedor não pague a primeira parcela ou deixe de pagar três, consecutivas ou não.

Durante a Semana de Conciliação, as comarcas de Curitiba, Maringá, Cascavel e São José dos Pinhais promoverão audiências de conciliação para atendimento prioritário aos devedores, com a participação de representantes do Judiciário, da Procuradoria Geral do Estado e da Receita Estadual.

Os contribuintes também poderão ser atendidos, para conciliação extrajudicial, nas Agências de Rendas do Estado e nas Delegacias Regionais da Receita. Confira a galeria de fotos desta notícia

  • Publicações399
  • Seguidores1
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações21
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ampliado-prazo-para-o-pagamento-de-dividas-de-icms-e-de-itcmd/112224233

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)